12 de novembro de 2012

Japão - Kyoto - Kinkakuji e Tetsugaku no Michi

Deixamos 2 dias em nosso cronograma reservados para visitar Kyoto, mas mantendo Osaka como base pois as cidades são bem próximas (40Km de distância) e de Shinkansen são apenas 14 minutos separando as estações. Acabamos conseguindo visitar 3 lugares no mesmo dia que estavam em nossos planos e no fim optamos por deixar apenas este dia para Kyoto. Um fato que contribuiu para isso é que achamos a cidade muito cheia de turistas (era óbvio mas não esperávamos tanto, além de alguns serem mal educados) e os ônibus utilizados para conectar os pontos turísticos eram bem cheios.

Para começar, muitas pessoas se espantam ao chegar na estação de Kyoto pois ela é enorme e bem futurística, contrastando com a imagem que muitos tem da cidade mais tradicional do Japão.


A estação foi projetada pelo arquiteto Hiroshi Hara, o mesmo do Umeda Sky Building que falamos no post anterior, e entregue em 1997.


Uma longa escadaria dava acesso a um mirante. Infelizmente não exploramos muito a estação pois saímos rapidamente para dar tempo de visitar os lugares que planejamos.


Foi curioso deparar com uma loja chamada "Suvaco" na estação...Outra coisa que nos chamou a atenção em várias cidades do Japão foram as escadas rolantes pois vimos de vários tipos. Pequenas, longas, curvas e algumas que eram escadas e viravam esteiras e depois viravam escadas rolantes novamente.


Logo na frente da estação fica a Kyoto Tower com seus 131 metros sendo o edifício mais alto da cidade. A torre foi inaugurada em 1964 e oferece uma visão em 360º da cidade. Resistimos à tentação de conhecer e seguimos com nosso cronograma.


Na saída da estação compramos um passe de ônibus de um dia que dava direito a andar sem limite em várias linhas que ligavam os principais pontos da cidade. Mas como comentamos antes, eles sempre estavam lotados devido ao grande número de turistas.


Kinkakuji

O primeiro ponto que escolhemos foi o Kinkakuji, que muitos já devem ter visto fotos ou pelo menos ouvido falar. Todo o templo é coberto por uma camada de ouro e está construído na beira de um grande lago.


O templo foi originalmente construído em 1393 e foi queimado inúmeras vezes sendo o episódio mais recente em 1950, provocado por um monge com problemas mentais. A última contrução é de 1955.


Ele é muito bonito mas pelas fotos que eu já havia visto tinha a impressão de que era muito maior. De perto a contrução não parece ser tão imponente. Mas não deixa de ser muito belo. Não é possível entrar nele e os visitantes apenas passam próximo e tiram fotos de longe mesmo.


Ao entrar no jardim segue-se um caminho passando por outros pontos como uma casa de chá e uma vendinha que oferece omamoris (amuletos). No final existem algumas máquinas de bebidas e aproveitamos para matar a sede. Uma dica é pegar o Calpis nas máquinas que vendem bebidas em copos. Ele é muito mais concentrado e saboroso. Você aperta o botão e em alguns segundos a bebida é preparada e entregue com cubos de gelo.



Tetsugaku no Michi (Caminho do Filósofo)

Depois do Kinkakuji seguimos para o local chamdo Tetsugaku no Michi ou Caminho do Filósofo. Uma rota repleta de cerejeiras, à beira de um canal, entre dois templos, o Ginkaku-ji e o Nanzen-ji.


São aproximadamente dois quilômetros de um caminho muito belo. Este local é chamado assim pois era nesse passeio que o filósofo Nishida Kitaro, considerado o mais importante filósofo japonês do século passado, meditava diariamente.


A ápice da florada já havia passado mas ainda restavam algumas cerejeiras que coloriam o caminho. O canal tinha uma água bem cristalina e limpa, sem nada boiando, com exceção das pétalas de sakura. Nos canais e córregos daqui encontramos sofás, pets e tudo mais que puder imaginar :(


É um caminho muito agradável de se percorrer. Filosofar ali não deve ser tão difícil...


No caminho vimos muitos casais, tantos jovens quanto de idosos. Muitos japoneses tirando fotos e pintando também, como já encontramos em outros lugares.


Por incrível que pareça vimos pouquíssimas opções para comer. O que mais vimos foram lojas de doces! Na dúvida optamos por provar o moti que um senhor vendia na frente da sua residência (na subida que leva ao templo). Havia vários recheios e provamos o de kuri (castanha) e o de custard ou kasutado como os japoneses falam (creme). Valeu muito a pena pois foi o melhor moti que já comemos até hoje. Tanto a textura do moti quanto do recheio. Vale a pena ficar de olho e se ele ainda estiver lá não pense duas vezes!


Na próxima semana a segunda e última parte do passeio por Kyoto.

13 comentários:

Bah disse...

Realmente, Kyoto é lindo demais, mas não tem tanta repercussão quanto Tokyo... Mas valeu cada passeio que eu fiz por lá... Vcs conseguiram ir no caminhos dos Toriis?

Kisu!

Inessa disse...

Eu também tinha a impressão que o Kinkakuji era maior, um pouco decepcionada, mas ao mesmo tempo extasiada com a beleza do local e do templo. As comidinhas são as melhores, muitos muitos doces deliciosos! E o caminho do Filosofo fica lindo na época dos sakuras! Outra cara ne?
abs,
Inessa

Georgia disse...

Lindo lugar, de tirar o fôlego, lindas fotos tbm ;)

Boa semana, bjinhos!

Inaie disse...

adorei as fotos, o suvaco ( vende o que?) as escadas rolantes com esteira, as cerejeiras em flor e o cenario que parece maquete...

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá Rô!
Kyoto não é tão popular aqui mas lá fora muita gente conhece, tanto que é a 2º cidade mais visitada por turistas. A gente se surpreendeu com o volume de estrangeiros quando estivemos por lá...rs
E as visitas valeram muito a pena, de emanar inspiração, suspiros...dignos de histórias de gueixas e samurais!
O caminho dos toriis será destaque no próximo post, aguarde!


Oi Georgia!
Lindo né? Difícil eleger o lugar mais belo do Nihon...rs
Obrigada pelos elogios!!!


Olá Inaie!
Obrigada pelo carinho!
No Suvaco vendiam pães, doces, lanches e bebidas para viagem...Apesar do nome suspeito, era bem frequentado e lamentamos por não ter levado algo para degustar...rs

Beijos a todas e ótima semana!
Denise

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Inessa!

A gente teve essa mesma impressão à 1ª vista do Kinkakuji, mas ao relembrarmos a história concluímos que realmente é bonito!!!

Ah se pudesse voltar lá para pegar aqueles motis...eram perfeitos!

Nos surpreendemos com o caminho do filósofo...tudo mto belo, tivemos sorte de encontrar alguns sakuras florescendo!

Beijos,
Denise

Amélia disse...

Olá casal!
Lindas fotos, vcs mais uma vez mostram o contraste entre o moderno e tradicional, que pelo jeito é muito comum no Japão. Não me canso de ver essas cerejeiras floridas, são muito lindas. Achei os ursinhos sentados no banco muito simpáticos! E essa variedade de recheios de moti deve ser interessante!

Anônimo disse...

Olá
Voces continuam mandando bem nestes posts do Japão. As fotos estão realmente muito bonitas.
Kiyoto é lindo mesmo dá vontade de passar alguns meses só neste lugar. E este moti me deixou com vontade. Na Liberdade tinha uma senhora que vinha de carro para vender moti na rua que para mim foi o melhor que comi, pena que não a encontrei mais.
Abs
Luiz

Tabeteimasu disse...

Olá Amélia,
Obrigado pelo elogio! Esse contraste do moderno com o antigo é incrível no Japão e mais ainda é a convivência harmoniosa entre eles! Aqueles ursinhos eram muito simpáticos mesmo! Só de pensar naquele moti fico salivando...rs...

Olá Luiz,
Que bom que ainda está nos acompanhando! Obrigado pelos elogios. Se pudesse ficaria morando em uma casinha na beira do caminho do filósofo...rs...Aquele moti era muito bom! Que pena que não tem mais essa senhora que vende moti...os caseiros são muito bons! Às vezes eu compro nos mercadinhos, mas o recheio de ankô é muito doce e indiferente da marca parecem todos iguais...

Abraços,
Carlos

Nós no Mundo disse...

Oi Carlos!!
Uau!!!!
As fotos estão incríveis!!! Parabéns!!!!
Bjs, Anna Bárbara

Tabeteimasu disse...

Olá Anna!
Obrigado pelos elogios! Suas fotos e dicas estão ótimas também!!

Bjo,
Carlos

Lili Rodrigues disse...

Oi Carlos e Denise,

Queridos, eu não tinha muita curiosidade de ir ao Japão até começar a ver esses posts de vocês por aqui...
As fotos são perfeitas, nem parece que esse lugar é real.
Parabéns, ao Japão, pela riqueza nas imagens, e à vocês, por registrarem e compartilharem essa maravilha conosco.

Grande beijo.

Tabeteimasu disse...

Olá Lili!
Que bom que está gostando dos posts e que isso despertou sua vontade de conhecer o Japão. Somos suspeitos para falar pois apesar de não conhecemos outro país fora o JP, ficamos apaixonados desde a primeira vez que colocamos os pés lá.

É tudo muito bonito, limpo e organizado. E muito seguro principalmente! Literalmente é surreal!

Obrigado pelos elogios! O grande mérito é do Japão pois tudo é fotogênico!

Bjo,
Carlos e Denise

Postar um comentário