15 de outubro de 2012

Japão - Osaka - Castelo de Osaka

Depois de passear em Sakuranomiya seguimos para o Castelo de Osaka, símbolo da cidade, que era o destino inicial. Uma das coisas que mais gostamos no Japão é a cobertura do transporte público. Todos os principais pontos turísticos são atendidos pelos trens ou metrô e muitas vezes por ambos. O Castelo de Osaka fica  no centro de um enorme parque sendo que duas estações de trem da JR dão acesso a ele. Descemos na estação Osakajokoen e nesta entrada também fica o Osaka Jo Hall, uma arena multiuso que costuma abrigar shows e exposições.


Castelo de Osaka é na verdade uma reconstrução pois ele tem uma história bem conturbada. O original foi levantado em 1583 por Hideyoshi Toyotomi que era fascinado por ouro e ordenou que algumas partes da torre principal fossem cobertas pelo metal precioso, com a construção sendo terminada em 1585. No ano de 1598 Hideyoshi faleceu e no ano seguinte seu filho Hideyori Toyotomi assumiu o castelo. Com as constantes guerras e disputas o castelo foi destruído em 1615 por Ieyasu Tokugawa. Em 1620 o Governo Tokugawa começa a recontruir o castelo terminando em 1629.


Mas em 1665 a torre principal é atingida por um raio e o castelo é destruído pelo fogo. Somente depois de 250 anos, em 1931 a torre principal é reconstruída permanecendo assim até a guerra de 1945 onde sofreu danos novamente.


Em 1997 uma nova reforma se completou resultando em uma reconstrução em concreto que permanece até hoje. O interior não remete à construção original e abriga um museu e um observatório no último andar. Um elevador foi instalado para facilitar o acesso dos turistas.


Subindo até o observatório temos uma bela visão de todo o parque e até da cidade.


Dá até para ver o Parque Sakuranomiya onde passamos antes.


Os detalhes são muito belos e impressionam bastante.


Fiquei um bom tempo admirando a vista (a Denise não quis subir pois já estava cansada de tanto andar e ainda teríamos que percorrer um longo caminho pelo parque). Deu para observar o pátio de um colégio cheio de crianças, o edifício da NHK e pessoas fazendo piquenique.


O parque onde o castelo está instalado é bem amplo e por isso a Denise quis descansar um pouco antes de voltar a caminhar. No caminho vimos um belo jardim japonês.


Passamos também pelo Hokoku Jinja (ou Hokoku Shrine), um santuário com uma estátua de Hideyoshi Toyotomi na frente.


Outro detalhe que notamos no Japão é que vimos muitos japoneses pintando quadros nos parques. Pudemos notar isso no Shinjuku Gyoen, no Parque Ueno, neste parque e em Kyoto. Convenhamos que aquelas paisagens são realmente inspiradoras...


Vimos também um casal que estava tirando fotos com uma equipe. Pareciam ser recém casados mas não temos certeza. Só sabemos que eles estavam bem felizes e sorridentes.


Fizemos uma parada rápida em uma das barracas que ficavam no interior do parque e um takoyaki que é bem a cara de Osaka. Estava bom mas no fim achamos que qualquer coisa ficaria boa naquele lugar.


Cruzamos o fosso em direção à parte de fora da torre principal e conseguimos avistar o Ichiban-yagura (Turret) que fornecia proteção à torre principal do Castelo de Osaka do lado sudeste.


E quase na parte externa vimos um casal carregando uma câmera com uma lente enorme tranquilamente...coisa impossível de se ver aqui. Meu "sonho de consumo" não é ter uma super câmera mas sim poder andar com uma simples sem medo de ser roubado. Mas isso é uma utopia no Brasil...


Havia muitos turistas por ali mas como o parque é grande eles acabavam se dispersando. Casais de japoneses também era comum de se ver, talvez aproveitando uma pequena pausa no serviço para matar a saudade da namorada.


Depois de dar a volta no parque caímos na entrada com uma grande e bonita fonte. Bem em frente já havia outra estação de trem, a Morinomiya, onde pegamos o trem com destino a Abeno que comentamos no post anterior.


O Castelo de Osaka é um dos principais destinos turísticos da cidade e costuma estar movimentado sempre. Mas vale uma visita sem dúvida alguma.

Endereço
1-1 Ōsakajō Chūō-ku, Ōsaka-shi

8 comentários:

Vanessa Fernandes disse...

Olá amigos, td bem?!?

OMG, que lugar mais lindo de viver!!! E as fotos estão belíssimas...

Sem falar da delícia que deve ser caminhar sem se preocupar com roubos, poder transitar tranquilamente de um local para o outro. É tudo realmente incrível!

Boa semana, queridos! :)

Bjão,
Vanessa

Georgia disse...

Tudo lindo nessa ilhazinha maravilhosa!
Boa semana pra vcs, bjus!

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá Van!
Lindo né?
O castelo é perfeito tanto de perto quanto de longe...parece de mentira!!!
A segurança de lá é absurda mesmo, a gente podia sair a qualquer hora sem se preocupar!


Oi Georgia!
Concordamos totalmente com vc!!!
Não cansamos de elogiar! rs


Excelente semana a vcs, beijos!
Denise

Inessa disse...

Nossa, coitado do castelo, sofreu varias reconstruções...mas ainda bem que agora esta em paz e sem pichaçoes e depredações como estaria se estivesse por aqui ne?
Ouvi dizer que os noivos tiram fotos antes do casamento, isso não só no Nihon, mas na China também é assim...depois se casam. Interessante não?

Vendo as fotos fico com vontade de voltar pra lá...
abs,
Inessa

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá Inessa!

Esse castelo teve uma história conturbada, mas tudo indica que permanecerá intacto por muitos anos...

Depredação é uma palavra quase inexistente no Japão, se houver saberemos que foram provocados por estrangeiros ou pela natureza!

Adoramos ter presenciado os noivos próximos ao castelo!!!

Vontade de voltar ao Japão nunca faltará!

Beijos,
Denise

Bah disse...

Há... tá aí um lugar que não explorei muito! Mas me lembra tantooo o castelo de Nagoya! Lindas fotos, espero ser como vc qdo crescer auhauhaua...

Eu mooooorro de saudades de comer takoyaki! Aiiii só de lembrar....

Kisu!

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Rô!

Vc se surpreenderia muito com Osaka!
Na próxima viagem será parada obrigatória, vale muito a pena!!!
Se quiser companhia, é só nos chamar! rs

Beijos,
Denise

Unknown disse...

Gostaríamos de saber qual empresa que fez essa viagem para a àsia por favor.
meu e-mail: ivone@jppalacehotel.com.br

Postar um comentário