10 de dezembro de 2012

Japão - Fukuoka - Tenjin

Um pouco mais adiante do Canal City fica Tenjin, outro grande centro comercial de Fukuoka. A avenida principal chamada Watanabe-dori, concentra várias lojas de departamento além de um shopping subterrâneo com 600 metros de extensão.

É possível chegar até Tenjin de trem ou com o 100yen Loop Bus que faz um trajeto circular desde a estação de Hakata. Mas em todos os dias que ficamos por lá acabamos apenas caminhando. Achamos que valeu mais a pena ir andando até os lugares do que pegar metrô/ônibus. Vimos muitas coisas bonitas dessa maneira e aproveitamos melhor os passeios. As calçadas são largas e a cidade é bem colorida com muitas tulipas espalhadas por diversos lugares.

A Denise às vezes reclama que tem muita foto de mulher nos posts então aí vai a foto de um bonitão para ela...

Acho que foi um das cidades que mais gostamos de andar e passear. Vimos lugares muito mais bonitos em Tokyo e Yokohama mas Fukuoka tinha um ar diferente que não sabemos muito como descrever. É uma cidade moderna mas com um ar mais tranquilo e bem menos frenético que as outras que visitamos. Acho que não é a toa que ficou em 12º lugar em um ranking das 25 melhores cidades para se viver (Tokyo ficou em 7º e Kyoto em 11º). Mas só ficamos sabendo disso recentemente e portanto não influenciou em nossa impressão da cidade ;)

Com certeza é uma cidade que gostaríamos muito de morar.

Em nossas andanças vimos um ônibus turístico bem interessante que levava turistas para um city tour pela cidade.

Como na maioria das cidades japonesas, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado. Mas acho que infelizmente isso só funciona em países civilizados que não é o caso do Brasil pois aqui ninguém respeita ninguém. Nem o motorista em relação ao ciclista, nem o ciclista em relação ao pedestre...

A estação Nishitetsu Fukuoka fica na região e pode levar o turista a achar que se trata da estação principal pois em algumas indicações ela aparece apenas como Fukuoka Station. Mas a principal estação da cidade e onde os Shinkansens fazem parada é a estação de Hakata que comentamos anteriormente.

Muitas lojas e restaurantes são encontrados ao redor da estação.

Sob a Watanabe-dori fica o Tenjin Chikagai, shopping subterrâneo com aproximadamente 150 lojas e restaurantes espalhados em 600 metros de extensão. É incrível como os japoneses aproveitam todos os espaços. Sem contar na estrutura e informações para turistas. Só para terem idéia, vocês podem conferir o mapa do shopping neste link. Nunca vi nada parecido por aqui...e ainda tinha Wi-Fi gratuito...

Andando pelas ruas vimos um Rolls Royce Phantom cor de rosa fazendo propaganda de uma empresa. Bem inusitado e chamativo.

No depato chamado Parco, achamos uma loja que gostamos bastante, a Village Vanguard que tem muitas "besteiras" bem interessantes para comprar. E para nossa surpresa vimos latas de Inca Kola na geladeira. Acho que muita gente já ouviu falar mas para quem não sabe é um refrigerante bem popular no Peru. Nunca vimos por aqui e aproveitamos para comprar uma latinha. Além disso era um refrigerante peruano sendo vendido no Japão por ¥ 200 (R$ 4,80). Aqui deve custar mais de R$ 10...Difícil entender como um refrigerante peruano é mais barato no Japão do que aqui...coisas do Brasil...

Falando no sabor dele, não é nada demais. É bem doce e tem gosto de tutti-fruti. Mas valeu pela experiência...rs...

Depois de andar bastante por Tenjin pegamos o caminho de volta em direção ao hotel mas antes paramos para jantar no Canal City já que ele ficava bem no meio do caminho.

Ichiran

Na volta estávamos cansados da caminhada e queríamos algo rápido. Aproveitamos para conhecer o Ichiran que chamou a atenção no dia que comemos no Donmai. Eles possuem lojas em várias cidades japonesas.

Eles acabam chamando a atenção pelo método de servir. São vários lugares que parecem cabines pois possuem uma divisória que esconde a pessoa que está ao seu lado. Mas se você for um casal como nós, é só puxar uma trava que tem na divisória e dobrá-la.

Depois de comprar o tícket na máquina automática (igual a do Chabuton e do Abura Soba), você vai até um painel ver quais lugares estão vagos. Após sentar você pega uma ficha e escolhe as opções como no formulário abaixo:

Marcamos a maior parte das opções como "medium" ou "regular" com exceção do "Secret Sauce" que colocamos como "half". Mesmo assim suamos bastante pois era bem apimentado. O caldo é bem saboroso e gordo. Dá para ver uma camada bem grande de gordura flutuando. Gostamos mais desse do que do Ippudo. Mas os preferidos continuam sendo do Chabuton e do Ittoku.

E como em outros restaurantes a água é cortesia. Nesse uma torneira ficava à disposição em cada lugar.