7 de março de 2010

Lamen Kazu

Aproveitando o friozinho que fez ontem pela manhã, fomos novamente para a Liberdade dar uma volta já que a mãe da Denise queria fazer compras nos mercadinhos de lá. Eu estava com vontade de lamen já fazia um tempo e a Denise estava com vontade de udon. Desta forma não teve jeito, eu fui para um lado e a Denise e minha sogra para outro...rsrs...casal moderno né...rs. A Denise foi para o Mugui, mas a máquina fotográfica ficou comigo então o post sobre ele ficará para a próxima.

Eu fui para o Lamen Kazu, nosso preferido em termos de lamen. Já experimentamos no famoso Aska e em outros restaurantes da Liberdade mas nenhum bateu o sabor do Lamen Kazu. Alguns acham o caldo muito forte e salgado e temos que concordar neste ponto. Mas meu paladar "pede" sabores mais fortes normalmente....a Denise gostava mais do Aska por ser justamente mais suave mas no final se rendeu ao macarrão do Kazu.

O Lamen Kazu foi aberto em 2008 e conta com um ambiente agradável e decoração clean, seguindo uma linha mais moderna. Não existem muitos lugares por isso as filas são inevitáveis. Lembre-se que é um Lamen-ya, um restaurante especializado em lamen como no Japão onde normalmente se come rápido. Não é um lugar apropriado para reunir os amigos para ficar batendo papo por altas horas. Se for para bater papo, prefira um izakaya.

O segredo do lamen é o caldo base. Normalmente ele é preparado com ossos de porco, carcaça de galinha, legumes e condimentos. Cada restaurante tem sua receita e sua particularidade. Como disse anteriormente, o do Kazu é mais forte e gorduroso.

Meu preferido é o lamen à base de missô. O escolhido desta vez foi o Hokkaido Misso Lamen que vem com cebolinha, uma fatia de tyashu (lombo assado), menma (broto de bambu em conserva), wakame (alga marinha cozida), nori, milho verde, vieira, goma (gergelim) e uma barrinha de manteiga por cima. Este lamen é uma opção para quem gosta de sabores fortes pois além do missô a manteiga torna o sabor mais acentuado. Mas nos dias frios é uma ótima opção. Se estiver no início do namoro ou conhecendo alguma garota é meio arriscado pedir ele pois você irá ficar com um bafão de alho depois....o Missô Lamen normal também leva bastante alho...


Uma última observação é que o Kazu parece ser mais frequentado por famílias e adultos e o Aska tem mais adolescentes entre seus frequentadores. Creio que pelo preço ser mais elevado no Kazu, isto afasta os adolescentes. O Aska por ser mais antigo e ter mais fama sempre tem mais filas. Outro ponto para finalizar, como dito anteriormente, o lamen-ya não é um lugar para ficar batendo papo, mas no Aska nos sentimos mais "pressionados" a comer rápido em função dos diversos avisos presentes e pelos olhares dos atendentes. No Kazu ficamos mais relaxados....mesmo assim não abusamos ficando na mesa mais do que o necessário....

Preços
Hokkaido Misso Lamen: R$ 25,00 (R$ 30,00 - atualizado em 24/Jul/11); (R$ 39,00 - atualizado em 02/Jun/12)

Endereço
Rua Thomaz Gonzaga, 51 - Liberdade
11 3277-4286

Site
http://www.lamenkazu.com.br

15 comentários:

Celso Hideo Tamaki disse...

Humm...É bom mesmo o kazu...Eu não fui pq aln não gostam do atendimento, outros pq o lamen não é muito bom. Do aska eu concordo q só sai bom qd um tioznho de cabelos brancos prepara os lamens. Fora a fila e a pressa para comer logo e cair fora..Fora q só aceita dinheiro vivo. Mas os gyozas são muito bons. Um dia eu vou neste kazu.
Bjs

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Celso, a diferença de preços entre o Kazu e Aska é praticamente o dobro, mas se for comparar a qualidade e atendimento vc acaba preferindo o Kazu (pode perceber que até o macarrão é mais gostoso, é firme, ele é importado do Japão). Se tiver com um espaço no estômago experimente o tyahan (gohan), é uma delícia! O gyoza tb é mto bom, mas acho pequena a porção deles... ele tb é importado. Qdo for lá não deixe de comentar o que achou... rs, bjs!

YumiNaMesa disse...

Olá!
Você acredita que eu até hoje não consegui ir no Kazu??? Nunca dá certo!
Quem quer ir comigo??? rs
Já ouvi gente que gosta mais do Aska e gente que gosta mais do Kazu. Preciso ir lá provar para dar meu veredito.
Com relação aos ingredientes importados, confirmo tudo, pois a amiga de uma amiga é contadora do Kazu e disse que é tudo importado!

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Yumi! Não creio que não conseguiu conhecer o Lamen Kazu... mas vamos combinar sim, no comentário anterior esqueci de observar que no Kazu quem tem paladar mais suave é bom pegar o shio lamen (sal) pq o de misso e shoyu geralmente são mais salgados... se bem que se pedir pra fazer mais suave eles fazem, de acordo com o garçom. Assim vc mata a curiosidade!!! Bjos

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Alexandre, é a gente quem tá adorando a receptividade de vcs, isso é um sinal de reconhecimento. Qdo vir pra cá vai ter que fazer um caderninho de anotações pq vai ter muuuito lugar pra ir rs! Bjs

Tabeteimasu disse...

Olá Alexandre,
Seu blog também é muito bom...não tem um dia que não acessamos ele...
Quando vier passear no Brasil nos avise pois assim podemos arrumar um encontro entre os blogeiros...
Abs! Carlos

Tabeteimasu disse...

Olá Yumi,
Eu e a Denise estamos pensando em almoçar lá no dia 27/Mar. Quer ir também? Depois de lá geralmente comemos sobremesa na Doceria Alteza...assim você já conhece 2 lugares de uma vez...
Bjo! Carlos

YumiNaMesa disse...

Olá Denise, olá Carlos!
Definitivamente não vou pedir o de missô! É mto forte! E se eu pedir mais fraco, aposto que eles vão colocar água no caldo...
Opa! Dia 27/03? Hum, tenho aula de espanhol no sábado de manhã, mas dependendo do horário, vamos combinar sim!!!!!!!

Carol disse...

Gosto muito do Kazu! Ainda não tive a oportunidade em ir ao Aska, mas já me falaram que não bate o Kazu, então vou ficar por ali mesmo!
Agora, esse macarrão eu ainda não provei! Vou lá até quano faz 35 graus! haha! É bom demais! :)

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Carol!
Esse macarrão que comentei está presente em tds os lamens, não é um prato novo não... me perdoe por não ter sido mais clara! É que se comer o macarrão do lamen do Aska e comparar com o do Kazu é bem diferente...o do Aska é mais comum. Eu tb não abandonaria lamen e udon nem no calor, e vamos que vamos comer suando, hehehe! Bjs

Carol disse...

Oi Denise!
eu acho que tambem não fui muito clara com meu comentário! Fiquei com vontade de comer esse hokkaido Misso! hehe! :) essa manteguinha por cima é tão dferente! haha ;) beijos

Kenpachi-Dono disse...

Carlos / Denise, tudo bom?
Muito legal o blog. Estou procurando um lugar pra comer meu primeiro lamen e tenho lido muita coisa sobre o Aska e o Kazu.
Até então achava que o Kazu não funcionava como lamen-ya, porém pelo visto não é assim, né?
Como vou com minha namorada, e cunhados, talvez quereremos passar um tempo batendo papo, nesse caso, teria um estilo izakaya que possa indicar??
Obs: De acordo com seu post sobre o Izakaya Issa não gostei, até porque vou dirigindo e não poderei beber e normalmente quando não bebo meus cunhados não bebem em consideração rs, então teria que ser algo como o Kazu ou o Aska porém sem ser lamen-ya.
Desde já agradeço a atenção e novamente parabéns pelo blog.

Tabeteimasu disse...

Olá Kenpachi, tudo bem?
Obrigado pelos elogios :)
Tanto o Kazu quanto o Aska são lamen-ya. Infelizmente existem apenas 2 locais especializados em lamen em toda SP (enquanto os rodízios de sushi continuam se multiplicando...rs). Claro que existem outros restaurantes que servem lamen mas pelo menos em nossa opinião um lamen-ya é diferente.

O Lamen Kazu funciona como lamen-ya enquanto que o Espaço Kazu que fica no lado oposto da rua funciona como um restaurante japonês.

Para bater papo realmente não dá para ir no Aska...rs. No Kazu até dá para conversar um pouco mais, mas também não é um lugar para ficar muito tempo já que filas enormes se formam na porta.

Izakaya é uma boa para ficar batendo papo. No Izakaya Issa as comidas são muito boas, mas tem o pequeno detalhe sobre a bebida. O Kabura tem pratos muito bons e nunca tive esse problema de não pedir bebida por lá. Tem um review antigo no link http://tabeteimasu.blogspot.com.br/2010/08/kabura.html

O Kidoairaku funciona como um izakaya de noite e tem pratos muito bons também. Mas ele é pequeno e costuma ficar cheio logo (http://tabeteimasu.blogspot.com.br/search/label/Kidoairaku).

Nos conte o que achou depois ;)

Abs,
Carlos

Kenpachi-Dono disse...

Carlos,

Dicas anotadas rs. Muito obrigado pela atenção e por tudo mais, agora é só ver o dia em que todos poderemos ir.
E pode deixar que assim que eu for em qualquer um dos que indicou, volto aqui para deixar minha opinião.
Ahh!! E aproveitando a deixa, será que existe alguma "hora mágica" para chegar no Aska, Kazu e demais?? Um horário em que normalmente está quase sem fila (ou sem nenhuma, se é que é possível rs)??
Agradeço desde já.
Abço
Bruno

Tabeteimasu disse...

Olá Bruno,
A "hora mágica" no Aska e Kazu infelizmente é a hora que eles abrem...rs...No geral o Aska é mais cheio que o Kazu e normalmente quando vamos almoçar nem tomamos café e chegamos umas 11:00h. Chegando 11:30h você já vai encontrar uma pequena fila. De meio dia em diante a coisa só piora...rs...No jantar (a partir das 18:00) já chegamos 18:30h e tivemos que esperar. No Kazu a fila não costuma ser tão grande quanto o Aska.

No Kidoairaku é bom chegar perto do horário de abertura também.

Abs,
Carlos

Postar um comentário